Publicado a 08 de Março de 2024

Consultoria empresarial: chave para o sucesso das empresas

Consultoria de Gestão
Consultoria empresarial: chave para o sucesso das empresas

Controlar o fluxo de caixa da empresa. Tomar decisões estratégicas com base em indicadores fiáveis. Saber como gerir de modo eficiente os recursos. Estes são apenas alguns dos desafios que, cada vez mais, todas as empresas independentemente da sua dimensão – têm de enfrentar. São, igualmente, alguns dos motivos pelos quais recorrem à consultoria empresarial.  

Mas do que falamos exatamente quando nos referimos a consultoria empresarial? Como pode ajudar as empresas e em que áreas? Quais são as suas reais vantagens e como se implementa este processo? 

O que é a consultoria empresarial? 

A consultoria empresarial é uma área especializada que oferece orientação estratégica às empresas. Nesse sentido, o objetivo é otimizar processos, melhorar o desempenho e implementar soluções inovadoras. Aliás, todos estes pontos são especialmente críticos numa altura em que as exigências da digitalização e da eficiência operacional se revelam essenciais para a sobrevivência e o sucesso dos negócios. 

Assim, quando recorrem a consultores empresariais, os negócios procuram uma ajuda especializada que lhes permita resolver problemas, aperfeiçoar a eficiência e atingir os seus objetivos.

Para tal, em primeiro lugar, os consultores, os responsáveis do negócio e a sua equipa fazem um diagnóstico completo do problema ou do desafio. Em segundo lugar, criam-se planos de ação, e avança-se com a subsequente aplicação e monitorização das soluções implementadas.

Uma vez que os desafios e a realidade de cada empresa são muito diversos, a consultoria empresarial adapta-se às necessidades específicas de cada negócio. Além disso, pode assumir vários formatos consoante as exigências de cada caso, tendo a flexibilidade de abranger períodos curtos ou mais longos.

Como funciona a consultoria empresarial?

Ferramenta valiosa para as empresas que desejam melhorar a sua eficiência, aumentar a sua produtividade e tomar decisões estratégicas informadas, a consultoria empresarial envolve um processo estruturado com vários passos.

Passo 1: Identificação das necessidades 
Na etapa inicial do processo, são analisadas as necessidades específicas e os desafios do cliente. Afinal, só percebendo claramente os objetivos e as carências do negócio é que os consultores conseguirão propor as soluções mais adequadas. 

Passo 2: Análise de dados e diagnóstico
Com um foco preciso, o processo de consultoria empresarial centra-se então na recolha das informações relevantes que permitem ter um conhecimento detalhado e fiável da situação. Esta recolha pode passar pela realização de entrevistas, de análise de dados ou de avaliação de processos, por exemplo. 

Passo 3: Desenvolvimento de estratégias
A partir dos dados e das informações recolhidas, os consultores empresariais criam planos de ação e recomendações customizadas para resolver os desafios identificados. Estes planos detalhados são, depois, calendarizados com métricas bem definidas. 

Passo 4: Implementação das soluções 
Este é o passo em que as soluções propostas são postas em prática. Nesta fase, os consultores acompanham a empresa no processo de aplicação do plano definido, garantindo, assim, que são introduzidas as devidas mudanças e que estas estão a funcionar.  

Passo 5: Avaliação e feedback 
Já na reta final do processo de consultoria empresarial, os consultores avaliam os resultados das medidas aplicadas. Tendo por base os resultados, ajustam então as estratégias para garantir o sucesso a longo prazo.

Com estes cinco passos, o processo de consultoria empresarial fica encerrado. No entanto, a conclusão de um processo pode levar à identificação de outras necessidades. Nesse caso, pode justificar-se iniciar uma nova fase de consultoria, embora em áreas diferentes.

Consultoria Empresarial

Que tipos de consultoria empresarial existem? 

De facto, muitas áreas do negócio podem ser alvo deste processo. Aliás, existem vários tipos de consultoria empresarial consoante as áreas específicas do negócio.

  1. Consultoria de gestão empresarial: auxilia na solução de questões relacionadas com a gestão global da empresa, identificando problemas e propondo soluções para melhorar a eficácia do processo de tomada de decisão. 
  2. Consultoria estratégica: inclui consultoria em planeamento estratégico, diagnóstico empresarial e gestão de riscos. 
  3. Consultoria de inovação: visa o desenvolvimento e a implementação de estratégias, processos e práticas que promovam a inovação nos produtos, serviços e modelos de negócio das empresas, para assim se manterem competitivas. 
  4. Consultoria financeira: ajuda as empresas a organizarem, planearem e controlarem as atividades financeiras. 
  5. Consultoria de marketing: analisa a imagem da empresa e desenvolve estratégias de posicionamento da marca e de comunicação, dando diretrizes sobre a promoção de produtos ou serviços. 
  6. Consultoria de recursos humanos: foca-se na implementação de melhorias no ambiente de trabalho, na satisfação dos colaboradores, na contratação e na retenção de talento. 
  7. Dessa forma, cada tipo de consultoria atende a necessidades específicas da empresa, visando aprimorar a eficiência, a produtividade e a competitividade na respetiva área de atuação. 

Quais são as vantagens da consultoria empresarial?

Um processo de consultoria empresarial oferece, desde logo, um conhecimento aprofundado do negócio, uma vez que dá acesso a informações especializadas que ampliam as capacidades internas. Ao mesmo tempo, permite otimizar os recursos, gerando economia de tempo e redução de custos.

De um modo sucinto, as vantagens da consultoria empresarial incluem: 

  • Conhecimento especializado: acesso a conhecimentos especializados e capacidades específicas não disponíveis internamente, e que permitem identificar obstáculos, desperdícios e pontos de ineficiência, bem como propor soluções para melhorar a produtividade e reduzir custos.  
  • Economia de tempo e de custos: a ajuda especializada possibilita gerar eficiências na implementação das soluções, evitando erros que poderiam ser dispendiosos. 
  • Avaliação imparcial: ao recorrer a um serviço externo, as empresas contam com avaliações objetivas e imparciais que permitem traçar retratos mais fidedignos da situação e, assim, encontrar as soluções mais adequadas. 
  • Soluções personalizadas: com um retrato fidedigno de cada situação, através da consultoria empresarial é possível desenhar estratégias e planos de ação adaptados às necessidades específicas de cada empresa. 
  • Melhorar a qualidade dos produtos e serviços: a consultoria empresarial ajuda a aprimorar a qualidade de produtos e serviços e, dessa forma, a melhorar o relacionamento com clientes.
  • Melhorar a produtividade e as capacidades internas: ao passar por um processo de avaliação e diagnóstico, é possível identificar necessidades de formação e competências da equipa, permitindo preparar os seus recursos internos para responder aos desafios.

Em suma, a consultoria empresarial deve ser encarada como uma parceria estratégica que oferece conhecimentos especializados e orientação para ajudar as empresas a tornarem-se mais ágeis, competitivas e eficientes. 

Se procura um parceiro estratégico, a equipa da VALORA tem os serviços de que a sua empresa precisa para fazer crescer o negócio. Conheça o Next Level. 

Partilhar: