Publicado a 22 de Março de 2024

Como organizar os recursos humanos de uma empresa?

Gestão de RH
Como organizar os recursos humanos de uma empresa?

“Os recursos humanos são importantes durante os tempos bons, [mas] definem-se nos tempos difíceis”. Esta citação, atribuída ao antigo CEO da General Electric, Jack Welch, mostra que organizar os recursos humanos de uma empresa é crucial — não só para o crescimento das organizações, como também para o seu sucesso.

De facto, fazer a gestão do capital humano consiste numa tarefa desafiante. Exige, por exemplo, uma planificação complexa, que vá do processo de recrutamento até à formação e desenvolvimento. Além disso, o papel dos recursos humanos (RH) engloba a tarefa de fomentar a integração na cultura organizacional, sem nunca esquecer o valor individual dos profissionais.

A retenção de talento — articulada com a valorização dos profissionais — deve, portanto, ser o pilar central na definição da metodologia a utilizar para organizar os recursos humanos. 

Qual é a função dos recursos humanos?

Os departamentos de recursos humanos existem, acima de tudo, para gerir o capital humano de uma organização. Em primeiro lugar, o seu objetivo passa por reter o talento da empresa, assegurar a fluidez das relações interpessoais e cimentar a cultura e os valores organizacionais.

Assim, antes de começar a organizar os recursos humanos, importa atentar nas suas funções-chave. Incluem, então:

  • Recrutamento e seleção de candidatos;
  • Integração, treino e desenvolvimento;
  • Gestão salarial, subsídios, férias, folgas e licenças;
  • Gestão e avaliação de desempenho e promoções;
  • Cumprimento da legislação laboral;
  • Segurança no local de trabalho.

Qual a importância dos departamentos de RH?

Ainda que, frequentemente, possa parecer que os departamentos de recursos humanos assumem um papel mais burocrático, a verdade é que ocupam um lugar crítico no sucesso de uma organização. Dessa forma, podemos destacar duas áreas em que os recursos humanos são cruciais:

  1. A atração e retenção do talento, essencial para o sucesso de qualquer empresa, sobretudo do ponto de vista da formação. Afinal, mais de 90% dos profissionais ficariam mais tempo numa empresa se esta investisse mais em formação e desenvolvimento profissional;
  2. A construção de uma cultura organizacional positiva que priorize a interação e comunicação com os seus profissionais, mas também que fomente o seu bem-estar e um bom ambiente de trabalho. De acordo com um estudo da Gallup, equipas altamente motivadas mostram uma rentabilidade 21% mais elevada.

Além destes fatores, a importância dos recursos humanos pode revelar-se na gestão dos trabalhadores remotos e na criação de um ambiente de inclusão na estrutura organizacional. Com a crescente aposta no trabalho híbrido, organizar os recursos humanos torna-se, decerto, ainda mais importante.

Em particular, com a atual rapidez da evolução tecnológica, os departamentos de recursos humanos devem aplicar políticas de RH que respondam à pressão de adaptação exigida pelas constantes crises geopolíticas, financeiras, entre outras, que se têm verificado.

Nesse sentido, Jennifer Rozon, presidente da McLean & Company, defende que as empresas devem equipar-se devidamente com o propósito de enfrentar mudanças como:

  • Avanços tecnológicos;
  • Alterações na composição e demografia da força laboral;
  • Acontecimentos políticos, económicos e ambientais;
  • Redefinição do trabalho;
  • Transformações na forma como os profissionais encaram o trabalho.

Estes fatores poderão contribuir, sem dúvida, para a complexidade de organizar os recursos humanos de uma empresa.

Como organizar os recursos humanos de uma empresa? 

Em primeiro lugar, a gestão dos recursos humanos exige que toda a estrutura organizacional esteja alinhada. Isto é, os objetivos estratégicos da empresa e as necessidades da sua força laboral devem apresentar-se em sintonia.

Para tal, a tarefa de organizar os recursos humanos deve, acima de tudo, seguir um plano apropriado à dimensão e às particularidades da empresa. Quanto maior o número de profissionais, maior deve, naturalmente, ser a capacidade do departamento de RH, contando com cargos mais especializados.

Nesta fase, é igualmente relevante definir a hierarquia do departamento. Ou seja, avaliar se cada secção da empresa terá uma equipa de recursos humanos ou se a melhor opção passa por uma gestão centralizada.

Além disso, é prioritário considerar as especificidades do tipo de indústria em que a empresa opera. Por exemplo, se existem políticas de RH adequadas a um dado ramo de atividade. Estas particularidades podem, então, apresentar um impacto direto em diversos âmbitos da gestão do capital humano, como o recrutamento, os salários ou a formação.

Que passos deve tomar para organizar os recursos humanos da sua empresa?

Seguindo estas linhas orientadoras, é possível organizar os recursos humanos de uma empresa de forma eficiente, garantindo assim o seu sucesso. Na VALORA, acreditamos na valorização dos profissionais e ajudamos a criar um plano personalizado às necessidades de cada empresa. Fale connosco!

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