Publicado a 24 de Maio de 2024

Qual é a importância do plano de negócios?

Empreendedorismo
Qual é a importância do plano de negócios?

Embarcar na viagem de concretizar um projeto de negócio não é uma tarefa fácil. Quantas vezes nos surgem ideias que nunca passam disso? É aqui que entra o plano de negócios, o GPS para a concretização do projeto. Desde a procura de financiamento até à elaboração de uma estratégia de marketing e vendas, este é um guia para todo o tipo de tomada de decisões.

O crescimento de qualquer projeto de empreendedorismo precisa de um ponto de partida, em que estão delineados os passos estratégicos que vão ditar o seu sucesso. O desafio é encontrar um plano de negócios que consiga responder a essas necessidades, mas que seja adaptado à sua estratégia.  

O que é um plano de negócios? 

Na sua essência, o plano de negócios é um documento que materializa a ideia de um negócio. Pode ter entre 15 e 20 páginas, dependendo da escala, e é onde está delineada a estratégia de como pretende atingir os seus objetivos. 

Existem vários modelos de plano de negócios, mas no essencial inclui informação como:

  • Composição da empresa; 
  • Tipo de produto ou serviço que presta;  
  • Estratégia de marketing e vendas;  
  • Planos de financiamento;  
  • Análise do mercado-alvo; 
  • Análise da concorrência; 
  • Possíveis riscos.

O plano de negócios deve ser o manual que os gestores da empresa consultam com regularidade, mas não tem de ser um documento fechado. Pode e deve ser atualizado consoante a evolução do modelo e da estratégia de negócios.  

 Descubra as vantagens de apostar num plano de negócios e como este documento pode ser importante.

O que não esquecer ao fazer um plano de negócios?

Todas as componentes de um plano de negócios exigem uma atenção especial, requerendo muita paciência e disciplina na sua execução. Afinal, é preciso mostrar a viabilidade da ideia de negócio e o futuro que esta terá. Isto é sobretudo importante quando precisa de atrair investimento ou financiamento. 

Em primeiro lugar, ao preparar um plano de negócios deve ter um foco bem definido. Além disso, precisa de ser conciso e pragmático para não complicar a sua ideia e afastar potenciais parceiros ou investidores.

Adicionalmente, é necessário mostrar que tem um profundo conhecimento do setor em que estará inserido e as dinâmicas desse mercado. Por exemplo, a percentagem de empresas desse ramo que conseguem ter sucesso.

Juntamente com essa informação, importa prestar atenção às alterações nos hábitos dos consumidores. Da mesma forma, necessita de estar informado sobre as alterações na legislação que podem impactar o funcionamento do negócio. 

Quais as vantagens do plano de negócios? 

O plano de negócios é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que ambiciona o sucesso. É possível olhar para este documento como o tronco que segura os ramos de operações da sua empresa. Isto é, o seu projeto só é viável se tiver uma base segura que o guie no seu desenvolvimento.  

Contudo, as vantagens competitivas do plano de negócios não ficam por aqui.

Fazer crescer o negócio  

O primeiro e mais importante ponto forte é perspetivar o crescimento do seu projeto. Isto é, por muito promissora que a sua ideia de negócio seja, sem um plano de ação não tem futuro. O plano de negócios ajuda, por exemplo, no processo de tomada de decisões críticas para a estratégia. Além disso, também ajuda a identificar novas oportunidades, sobretudo se estiver atento às dinâmicas do mercado.

Encontrar financiamento 

Em reuniões de negócios, precisa sempre de fazer uma apresentação da sua empresa. Com um plano de negócios, já tem organizada a informação a apresentar, a título ilustrativo, a potenciais parceiros, ou mesmo investidores. Estes precisam de conhecer a viabilidade dos negócios em que a sua empresa está envolvida. Quanto mais sólido for o plano, maior é a possibilidade de encontrar financiamento.

Atingir objetivos estratégicos 

Outra grande vantagem de elaborar um plano de negócios é ajudar a atingir objetivos. Imagine, por exemplo, que está agora a iniciar um novo projeto, cuja viabilidade será avaliada ao final de um ano. No plano de negócios, pode definir os marcos que pretende alcançar com esse projeto, mas também apresentar a estratégia a seguir para os atingir.  

Desenvolver uma estratégia de marketing 

Atualmente, não ter um plano de marketing é quase como se não tivesse um negócio. De que outra forma é que chegaria aos seus clientes e ao seu público-alvo? O seu plano de negócios deve ter uma estratégia de marketing que posicione a sua marca para os investidores, clientes, parceiros e mesmo trabalhadores. Por isso, esta deve incluir, por exemplo:

  • Apelo do produto/serviço que oferece;
  • Público-alvo;
  • Estratégias de atração e retenção dos clientes;
  • Orçamento para publicidade;
  • Preços que serão cobrados;
  • Princípios que ditam a imagem da marca.

Entender melhor o mercado 

O plano de negócios, tal como mencionado, deve ser constantemente atualizado para se manter a par da evolução das tendências do mercado. Os seus projetos não têm futuro se não acompanharem as exigências dos consumidores. Além disso, também não conseguirão vingar se falharem em avaliar devidamente a concorrência.  

Encontrar talento 

O objetivo de qualquer negócio é crescer, o que exige que a equipa também cresça. Nesse sentido, o plano de negócios ajuda a planear as potenciais necessidades de recrutamento que irão surgir à medida que a empresa cresce em dimensão. É essencial, assim, não menosprezar a organização dos recursos humanos de modo que possa atrair o talento que melhor contribuirá para o seu crescimento.

Identificar riscos e vulnerabilidades

A importância de um plano de negócios sólido revela-se também na capacidade de prevenção e redução de potenciais riscos. Por muito bem que possa planear os seus projetos, há sempre potenciais problemas que podem surgir. Ou seja, o plano de negócios ajuda a identificar quaisquer vulnerabilidades que um dia poderá, ou não, ter de superar.

O plano de negócios não é só uma necessidade para as empresas que estão agora a nascer. Este é um documento vivo que deve ser constantemente consultado e atualizado, crescendo dessa forma em sintonia com os seus projetos. Se ainda não tem um plano de negócios, não perca tempo, fale com a VALORA.

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