Publicado a 18 de Outubro de 2024

Qual é a importância do networking para o empreendedorismo?

Empreendedorismo
Qual é a importância do networking para o empreendedorismo?

No dinâmico mundo dos negócios, o sucesso dos empreendedores depende, sobretudo, das suas ideias inovadoras e de um plano de negócios bem elaborado. Todavia, existe ainda outro fator crucial, muitas vezes subestimado: não podemos descurar a importância do networking empresarial! 

Afinal, o que é o networking profissional? Trata-se da capacidade de construir e manter relacionamentos profissionais sólidos, com o objetivo de criar uma rede de contactos de interesse abrangente. Aliás, segundo a Harvard Business School, “uma rede de contactos forte é um dos ativos mais valiosos de qualquer empreendedor”. 

No entanto, não podemos esquecer que o networking empresarial envolve muito mais do que a simples troca de cartões profissionais em eventos. Afinal, a verdadeira importância do networking está também em conseguir encontrar oportunidades e em superar desafios. 

Como é que o networking impulsiona o crescimento empresarial? 

O networking profissional consiste, sem dúvida, na ferramenta ideal para os empreendedores criarem um ecossistema de apoio, que potencie as suas ambições empresariais.  

Podemos, aliás, confirmar a importância do networking empresarial no empreendedorismo profissional, devido ao seu impacto em múltiplos aspetos vitais, no universo corporativo. O networking profissional promove, por exemplo: 

1. Acesso a mais recursos e a novas oportunidades 

As ligações que os empreendedores estabelecem podem levar a parcerias estratégicas que podem ampliar as capacidades da sua empresa. Além disso, podem até surgir novas fontes de financiamento, possibilitando o crescimento através do networking empresarial.  

2. Visibilidade da marca e expansão da base de clientes 

A manutenção de uma rede de contactos extensa facilitará, certamente, a procura e a conquista de novos potenciais clientes. Afinal, vários novos clientes podem surgir através da recomendação e da referência de contactos, de forma orgânica. Uma das maiores vantagens do networking profissional consiste, aliás, na construção do reconhecimento da marca no mercado.  

Além disso, a importância do networking encontra-se, também, no apoio aquando da abertura do negócio a novos mercados, ainda inexplorados.  

Para cultivar uma imagem de marca adequada, aumentar a sua visibilidade e abrir a porta a eventuais colaborações e parcerias, revela-se imprescindível manter uma presença ativa em redes profissionais, eventos e comunidades, não só dentro, mas também fora do seu setor. 

3. Apoio e mentoria 

Os profissionais já estabelecidos no mercado e com experiência podem prestar apoio aos empreendedores. Neste caso, este apoio pode ser na forma de mentoria. A falta de experiência e conhecimento do mercado é uma das razões do porquê de metade das empresas falhar no seu primeiro ano.  

A importância do networking baseia-se, assim, na qualidade do aconselhamento que é possível obter. Portanto, encontrar um mentor que partilhe as suas histórias de sucesso e os seus erros é saudável para o negócio do empreendedor.  

4. Adaptação às mudanças do mercado 

Uma extensa e diversificada rede de contactos manterá, assim, qualquer empreendedor informado sobre a evolução das tendências do mercado. Aliás, todas as interações com outros responsáveis do setor podem fornecer insights importantes, para o futuro da sua empresa. 

Aqui a importância do networking evidencia-se, pois compreender e prever a direção do mercado torna-se crucial, principalmente nas decisões de investimento ou de lançamento de novos produtos e/ou serviços. 

Compreenda a importância do networking no empreendedorismo e descubra como criar relações, para impulsionar o sucesso empresarial.

A importância do networking, os seus desafios e como os superar 

Um dos principais desafios para os empreendedores consiste, pois, em perceber como fazer networking profissional, adequadamente. Dar o primeiro passo é sempre o mais complicado, sobretudo superar a timidez inicial e natural, para quem está apenas a começar. 

A estas barreiras acrescenta-se, por exemplo, a dificuldade de gestão de tempo dos novos empreendedores, que impede a participação em muitos eventos de networking. Outro grande desafio está em conseguir manter as relações profissionais criadas, a longo prazo.  

Estratégias de networking profissional para empreendedores 

Para aliar o networking empresarial ao sucesso profissional, a revista Forbes aconselha-o a: 

  1. Escolher as oportunidades com cuidado a construção da rede de contactos deve ter em conta, sobretudo, os relacionamentos profissionais com interesse, ou seja, deverá priorizar a qualidade, não a quantidade. 
  2. Nutrir as relações existentes — opte por reanimar, com frequência, contactos relevantes com quem já não interage há algum tempo. Esta estratégia reforçará a confiança na relação, além de permitir a partilha de novos conhecimentos e a expansão de oportunidades. 
  3. Participar em eventos e conferências — 95% dos empreendedores consideram que as relações profissionais duradouras exigem interação presencial, portanto, os eventos constituem ótimas oportunidades para estabelecer ou revigorar contactos. Contudo, para aproveitar ao máximo o momento, planeie e organize a sua participação, com cuidado: antes do evento ou da conferência, informe-se sobre os participantes e estabeleça objetivos. 

A par destas estratégias, importa ainda realçar a importância do networking em plataformas online, como, por exemplo, o LinkedIn. Mantenha-se ativo, atualize o seu perfil com frequência, partilhe conteúdos interessantes e comente nas publicações de outros profissionais do seu setor. 

Além disso, se quiser mostrar o seu conhecimento na sua área, poderá apostar na criação de conteúdo, como artigos, blogs, newsletters ou podcasts.  

Por fim, o networking virtual, em webinars ou eventos online, revela-se, também, uma ótima forma de estabelecer contactos.  

Notas finais sobre a importância do networking profissional 

Lembre-se: o mais importante é manter a mente aberta e estar recetivo a novas ideias, pois nunca se sabe onde as oportunidades poderão aparecer. Se compreender a importância do networking e adotar as estratégias que sugerimos, conseguirá criar relações de qualidade e construir, a partir delas, um melhor futuro para o seu negócio. 

Percebe a importância do networking empresarial, mas tem sentido dificuldade em estabelecer contactos profissionais? Na VALORA, podemos ajudá-lo a dar o primeiro passo e a criar a sua própria história de sucesso. 

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