Publicado a 19 de Julho de 2024

Estratégias de recrutamento: guia para atrair e reter talento

Gestão de RH
Estratégias de recrutamento: guia para atrair e reter talento

Encontrar o talento certo num mercado cada vez mais competitivo torna-se, sem dúvida, crucial para qualquer empresa, independentemente do seu setor. Para tal, importa definir estratégias de recrutamento que permitam alinhar as expectativas dos candidatos com as necessidades empresariais. 

O processo de recrutamento traz, certamente, alguns desafios para as empresas e requer bastante atenção. Aliás, segundo um estudo recente, 52% dos candidatos rejeitaram uma proposta de emprego devido a experiências negativas durante o recrutamento.

Lembre-se: a fase de recrutamento é o primeiro contacto dos candidatos com a empresa e a sua cultura organizacional. Portanto, o seu impacto (positivo ou negativo) na imagem corporativa e na captação de talento é inegável. Assim, para garantir o sucesso da sua empresa, deverá preparar e conduzir cuidadosamente estes processos de atração de talentos. 

Qual é a importância das estratégias de recrutamento para as empresas?

Os recursos humanos constituem, inegavelmente, uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Por esse motivo, é preciso criar estratégias de recrutamento claras, adequadas e devidamente formalizadas. Essas estratégias deverão, então, definir o tipo de talento a contratar e os planos para a retenção de recursos nos quadros da organização. 

Contudo, não basta recrutar em quantidade! Para que sejam bem-sucedidas, as estratégias de recrutamento têm de encontrar o talento ideal, alinhado com os valores, os objetivos e a missão da empresa.

Sem planos devidamente estruturados, o processo de recrutamento não terá o sucesso pretendido, podendo até ter um impacto negativo. Ao recrutar sem planear corretamente:

  • Demorará mais tempo a encontrar profissionais;
  • Não encontrará o talento desejado;
  • Gastará mais dinheiro; 
  • Aumentará a rotatividade e, consequentemente, terá de suportar os custos de substituição de profissionais. 

Pelo contrário, estratégias de recrutamento bem estruturadas oferecem vários benefícios à organização. Afinal, uma estratégia de recrutamento adequada:

  • Ajuda a criar uma sólida descrição das vagas disponíveis;
  • Garante a contratação do talento certo;
  • Promove a poupança de custos e tempo;
  • Melhora a satisfação dos trabalhadores;
  • Incrementa a retenção de talentos.

Acima de tudo, os recursos humanos são a ponte de ligação entre a empresa e o mercado de trabalho. Portanto, num mercado em constante mutação, os responsáveis de RH devem prestar atenção às tendências de recrutamento, que afetam tanto o trabalhador como o empregador.

Guia para atrair e reter talento com um recrutamento estratégico 

As estratégias de recrutamento divergem de empresa para empresa, no entanto, incluem sempre quatro pilares fundamentais: 

  • Objetivos de contratação da empresa;
  • Técnicas de procura de candidatos;
  • Estratégias de marketing para atrair talento;
  • Plano de retenção de talento.

Só partindo destes pilares conseguirá desenvolver estratégias de recrutamento de sucesso. Para simplificar este processo, propomos, então, 10 passos essenciais:

1. Definir objetivos claros

Em primeiro lugar, deve estabelecer os objetivos das suas estratégias de recrutamento. Poderá, por exemplo, pretender aumentar a força laboral, incrementar a produtividade das equipas ou reduzir a rotatividade dos profissionais. 

2. Analisar a imagem da empresa 

O employer branding, isto é, a construção de uma imagem positiva da empresa junto dos seus colaboradores e no mercado de trabalho, deve ser uma prioridade. Para tal, poderá, então, nas suas estratégias de recrutamento: 

  • Investir na criação de um website atrativo e de uma página de recrutamento cativante; 
  • Apostar no marketing de recrutamento;
  • Criar conteúdos nas redes sociais que reflitiam os valores da empresa e divulguem as suas atividades e iniciativas. 

O que é o marketing de recrutamento?

Esta é uma estratégia em que a empresa capta talento através de técnicas de marketing semelhantes às adotadas para atrair clientes, promovendo a employer brand da empresa.  

3. Criar um anúncio de emprego atrativo e informativo 

O anúncio de emprego é, essencialmente, a apresentação da empresa aos candidatos, portanto, deve prepará-lo cuidadosamente. Em primeiro lugar, terá de identificar o perfil do candidato ideal para a sua empresa. Esse perfil deve incluir não só os requisitos básicos para preencher a vaga, mas também aquilo que a empresa espera do profissional. 

Além disso, deve salientar os aspetos mais atrativos para os candidatos, nomeadamente:

  • Salário;
  • Horários;
  • Pacotes de benefícios;
  • Perspetivas de progressão na empresa;
  • Cultura de trabalho.

4. Avaliar os canais de publicação da vaga

Poderá divulgar o anúncio de emprego através dos canais habituais, como, por exemplo: 

  • Página de recrutamento da empresa;
  • Plataformas como o LinkedIn;
  • Eventos de recrutamento;
  • Parceiros externos.

Todavia, se a empresa já tiver uma presença forte nas redes sociais, poderá também encontrar o talento esperado junto dos seus seguidores. Recorrendo às redes sociais da empresa nas suas estratégias de recrutamento, terá mais facilidade em descobrir profissionais que se identificam com a marca.

5. Desenvolver um programa de indicação de candidatos

Nas suas estratégias de recrutamento, também poderá procurar talento internamente, ou seja, apostar na mobilidade dos trabalhadores da empresa. Além disso, pode encorajar os seus colaboradores para recomendarem pessoas que considerem qualificadas para a vaga. 

6. Avaliar a automatização digital do recrutamento

Para uma empresa continuar relevante no mercado atual, é, certamente, indispensável manter-se a par da evolução tecnológica. A integração de ferramentas digitais de apoio no quotidiano da empresa pode ser feita também no processo de seleção de candidatos. 

Esta é uma das várias estratégias de recrutamento úteis para acelerar, simplificar e facilitar todo o processo. Além disso, softwares de agendamento automático de entrevistas ou de resposta automática a candidatos libertam os responsáveis de RH para outras tarefas.

7. Rever os métodos de avaliação dos candidatos 

A revista Forbes salienta que os métodos de contratação tradicionais estão a transformar-se numa “coisa do passado”. Ou seja, a seleção dos candidatos não deve depender apenas da triagem de currículos “perfeitos”. Deve dar-se prioridade a entrevistas com uma estrutura sólida e foco, sobretudo, na avaliação das soft skills e da experiência do candidato. 

Além disso, também é útil repensar a forma como as entrevistas são conduzidas e encontrar os elementos da equipa de recrutamento com mais aptidão para as realizar. 

8. Comunicar com os candidatos

Uma das maiores frustrações para quem está à procura de emprego é não receber qualquer resposta (nem positiva, nem negativa), por isso, deverá sempre responder a todas as candidaturas. Esse cuidado nas estratégias de recrutamento contribuirá para fortalecer a imagem positiva da empresa junto da sua base de recrutamento. Além disso, as boas práticas recomendam que forneça um feedback célere e construtivo aos candidatos, após a entrevista.

9. Salientar os benefícios para o trabalhador 

A atração de talento qualificado depende, sobretudo, dos benefícios que a empresa oferece. Portanto, nas suas estratégias de recrutamento, deve destacar as perspetivas de progressão e as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. 

Adicionalmente, e sobretudo entre as gerações mais novas, são indispensáveis o equilíbrio entre vida pessoal/profissional e a flexibilidade de horários. Além disso, a empresa também deve apresentar desde o início qual é a sua política relativamente ao trabalho remoto ou híbrido.

10. Incluir o processo de onboarding nas estratégias de recrutamento

Lembre-se: o processo de recrutamento só termina quando o candidato escolhido começar o onboarding. A integração do profissional deve ser feita de forma eficaz, por exemplo, recorrendo a programas de mentoria empresarial. Assim, o colaborador começará a conhecer as equipas e a envolver-se nos processos internos ao seu ritmo e terá uma avaliação de desempenho mais personalizada.  

As estratégias de recrutamento bem planeadas poderão tornar-se, sem dúvida, na chave para o sucesso da sua empresa. Afinal, encontrar os profissionais certos garantirá a harmonia no trabalho em equipa, produtividade e qualidade no desempenho.

Descubra, neste guia, como criar estratégias de recrutamento eficazes, atrair talentos e promover o sucesso da sua empresa.

Se sente os desafios de criar estratégias de recrutamento eficazes, então, contacte os especialistas da VALORA. Nós cuidamos da gestão de recursos humanos da sua empresa.

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