Publicado a 07 de Junho de 2024

Como elaborar o plano estratégico de uma empresa?

Consultoria de Gestão
Como elaborar o plano estratégico de uma empresa?

As empresas devem preparar-se para o futuro — assim, não só asseguram a sua sobrevivência, como também o seu sucesso a longo prazo. Nesse sentido, a elaboração do plano estratégico de uma empresa consiste numa etapa incontornável para uma gestão estratégica bem-sucedida.

Mas como preparar um plano estratégico? Que objetivos devem estipular-se? O que incluir? Antes de mais, importa começar pelo básico: afinal, o que é um plano estratégico?

O que é o plano estratégico de uma empresa?

O sucesso de qualquer ação depende, ou deveria depender, de uma fase de planeamento. No mundo dos negócios, este é, decerto, um cenário indispensável. O plano estratégico de uma empresa é, essencialmente, o guia que define a estratégia a seguir para atingir os objetivos de longo prazo. Isto é, o rumo que se deve adotar para realizar a trajetória entre o ponto em que se encontra e a meta expressa na visão do negócio.

O plano estratégico de uma empresa apresenta, pois, uma utilidade transversal a toda a organização. Não só permite que a liderança defina o percurso geral a seguir para atingir metas, como também ajuda cada departamento a estipular as suas tarefas.

Por ser tão relevante para a direção da empresa, deve ser revisto, por exemplo, a cada três anos. No entanto, a periodicidade da revisão depende do crescimento do negócio e das metas definidas, o que em muitos casos pode exigir a elaboração de um plano de ação anual. 

Atenção: não se deve confundir o plano estratégico de uma empresa com o plano de negócios. Este último está relacionado com a criação de um negócio ou com a reestruturação deste.

Quais são as componentes que o plano estratégico deve incluir?

Cada empresa deve definir um plano estratégico adaptado ao seu negócio. Todavia, na generalidade, as componentes a equacionar são transversais a todo o mercado.

Conheça, então, as sete secções que o plano estratégico de uma empresa deve incluir: 

1. Apresentação da empresa, missão, visão e valores

Esta primeira secção deve apresentar não só a área de negócio da empresa, como também a sua missão: uma declaração com o propósito da organização, definindo os objetivos, valores e princípios éticos que a regem.

A missão e a visão de uma organização são cruciais em dois aspetos: são fatores distintivos no mercado e têm um grande impacto junto de clientes, acionistas e investidores. Adicionalmente, os valores ajudam a sedimentar a identidade da empresa e contribuem para o seu reconhecimento por todos os stakeholders.

2. Definição dos objetivos estratégicos da empresa

No plano estratégico de uma empresa, a par com a declaração da missão deve incluir-se a definição das metas. Por exemplo, o aumento das receitas, a conquista de quota de mercado, a melhoria da produtividade, o incremento da eficiência dos processos internos, a aposta na estratégia de atração e retenção de talento, entre outros.

A importância da definição dos objetivos estratégicos é imensa, tanto para organizações que estão agora a iniciar a sua atividade, como também para aquelas já estabelecidas no mercado.

3. Análise SWOT

Depois de definir a missão e os objetivos, o plano estratégico de uma empresa deve incluir a chamada análise SWOT. Esta análise é uma ferramenta utilizada para avaliar as Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Ou seja, é relevante para aferir a capacidade de crescimento do negócio e os riscos que enfrenta durante esse processo. 

4. Definição dos principais indicadores de desempenho

O plano estratégico deve ser alvo de revisões periódicas, sobretudo para garantir que a empresa continua no caminho certo para atingir as metas. Para tal, é necessário definir indicadores de avaliação do desempenho, ou key performance indicators (KPI). Dessa forma, é possível identificar os aspetos da estratégia que devem ser melhorados e avaliar o progresso até ao momento. 

5. Análise de mercado

A análise de mercado é uma componente importante de qualquer plano estratégico de uma empresa em dois ângulos relevantes, que são cruciais para garantir uma vantagem competitiva. 

Em primeiro lugar, permite identificar o público-alvo e as dinâmicas que o caracterizam, daí ser imperativo acompanhar o seu comportamento e as principais tendências. Além disso, a análise de mercado serve para identificar a concorrência e definir estratégias que a vão distinguir das rivais, sendo também um incentivo à inovação.

6. Definição do plano de marketing

Não há dúvida de que conhecer o mercado-alvo é extremamente relevante para a elaboração do plano de marketing. Aliás, é com base na recolha desses dados que se irá definir a estratégia de posicionamento da marca e de abordagem ao público-alvo.  

Um plano de marketing sólido não só assegura a ligação com o mercado, como também garante que a missão e os valores da empresa são devidamente transmitidos.

7. Criação do plano financeiro

Pode ser o último ponto, mas não é o menos importante. Na verdade, criar um plano financeiro determina os recursos que a empresa tem de ter à sua disposição para conseguir cumprir as metas do plano estratégico. Nomeadamente, identifica as fontes de receitas, como alocar os recursos e quais as áreas prioritárias de investimento.

Acima de tudo, este plano servirá para fazer previsões financeiras cruciais para o futuro do negócio.

Como construir um plano estratégico de sucesso?

Um plano estratégico de uma empresa de sucesso deve responder a um conjunto de perguntas que, desde o início, irão determinar o trajeto da organização. Essencialmente, são estas questões que fazem a ponte de ligação entre a missão da empresa e a visão que definiu para o seu negócio.

Elaborar o plano estratégico de uma empresa é fundamental para qualquer negócio alcançar os seus objetivos.

O mais importante, ao elaborar o plano estratégico de uma empresa, é conseguir adaptá-lo às suas necessidades, aos seus projetos e às suas ambições. O crescimento do seu negócio depende de um acompanhamento e aconselhamento de qualidade. Na VALORA, a nossa equipa de especialistas em Gestão Estratégica sabe por onde começar e como guiá-lo no caminho do sucesso. 

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